quarta-feira, 29 de setembro de 2010

0

Imagens "Photoshopadas"

Desde que inventaram o Photoshop - programa de edição de imagens - a fotografia nunca mais foi a mesma. O programa é uma grande ferramenta para melhorar e corrigir fotos e ainda fazer montagens. Algumas montagens são tão bem feitas que, por um momento, achamos que a imagem é de verdade.
Vejam só essas montagens feitas por Erik Johansson. Só mesmo um fera pra fazer isso.





domingo, 19 de setembro de 2010

0

História da Fotografia

Durante muito tempo, alguns escritos reverenciaram o francês Louis Daguerre como o "inventor" ou descobridor da fotografia, ou seja, aquele que primeiro produziu uma imagem fixa pela ação direta da luz. Diz a história que, em 1835, ao fazer pesquisa em seu laboratóio, Daguerre estava manipulando uma chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata, que não apresentava nenhum vestígio de imagem. No dia seguinte, a chapa, misteriosamente, revelava formas difusas. Estava criada uma lenda: o vapor de mercúrio proveniente de um termôetro quebrado teria sido o misterioso agente revelador.
Rapidamente, Daguerre aprimorou o processo, passando a utilizar chapas de cobre sensibilizadas com prata e tratadas com vapores de iodo. O revelador era o mesmo mercúrio aquecido e o fixador, uma solução de sal de cozinha. Já em 1839, sua invenção, batizada de daguerreótipo - nome pelo qual a fotografia foi conhecida durante décadas - foi vendida ao governo francês em troca de uma polpuda pensão vitalícia.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

2

Formatura Engenharia de Pesca - UFPA

No último dia 04/07 fizemos a cobetura fotográfica da formatura da 1ª turma de Engenheiros de Pesca, da Universidade Federal do Pará, realizada no auditório do Campus de Bragança; a recepção aconteceu no badalado Restaurante Trópicos, no centro de cidade.